Antibiótico estraga os dentes? Confira se é mito ou verdade

Depende! A maioria dos antibióticos não causam danos e prejuízos à estrutura e estética dos dentes. 🦷 E não causam cáries também!

Há apenas uma classe de antibiótico que realmente causa alteração (escurece os dentes) que é a tetraciclina, e isso ocorre apenas quando o medicamento é ingerido na infância, durante o período de formação dos dentes permanentes. No entanto, há alternativas para a tetraciclina, como a penicilina.

Mas se não estraga os dentes, por que tive muitas cáries na época em que tomei muito antibiótico?

O que acontece é que, normalmente, os antibióticos são líquidos adocicados para serem agradáveis ao paladar e, geralmente, não se escova os dentes após tomar o antibiótico. Temos, então, um dos fatores que podem causar a cárie. A cárie adora o açúcar. E o pior é quando toma o antibiótico docinho a noite e vai dormir sem escovar os dentes, aí as cáries fazem a festa. São horas e horas sem escovação que é quando elas atacam os dentes.

Por isso, não caia mais nessa que os dentes estragam por causa do antibiótico. O que precisa ser feito é uma boa escovação e passar o fio dental sempre após que tomar algum medicamento, principalmente se for aqueles docinhos e gostosos.

Reforçamos os perigos da automedicação, nunca tome remédios sem indicação ou receita de um profissional de sua confiança. É importante sempre avisar seu dentista sobre os medicamentos em uso!

O que Ortopedia Funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade odontológica que soluciona desequilíbrios ósseos e musculares e de funcionamento dos maxilares, maxila e mandíbula, alinhamento