O que Ortopedia Funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade odontológica que soluciona desequilíbrios ósseos e musculares e de funcionamento dos maxilares, maxila e mandíbula, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular 💀.

E a Ortopedia não deve ser confundida com a Ortodontia. Apesar de ambas tratarem de alterações e desequilíbrios musculares e ósseos e terem o aparelho removível nos tratamentos, a Ortodontia atua sobre os dentes e seu posicionamento nas arcadas, ou seja, na movimentação dos dentes sem qualquer relação no processo de crescimento e desenvolvimento ósseo. Já a Ortopedia atua diretamente no crescimento e desenvolvimento dos maxilares, mandíbula e maxila.

A Ortopedia trata de diversos problemas, como: bruxismo, problemas na ATM (articulação temporomandibular), apnéia do sono, dor de ouvido, dores de cabeça, dentição torta, mordida cruzada e aberta, mau posicionamenta da língua, lábios abertos, posição errada do queixo.

E na Ortopedia temos uma variedade de aparelhos para os diversos tipos de maloclusões: Klammt, SNs, aparelho de Planas, Bimler e Balters. Não é preciso decorar, hein 😁!

O ideal é que você procure o seu dentista que irá indicar o profisional correto, já que o tratamento é ainda mais eficaz em crianças, adolescentes e jovens que estão em processo de crescimento ósseo.

Claro que em algumas situações, como nos adultos, o tratamento é mais demorado ou complicado por se tratar de um paciente com a estrutura óssea completamente formada, mas isso não impede que o profissional desenvolva e aplique técnicas que solucionam o seu problema.

O que Ortopedia Funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade odontológica que soluciona desequilíbrios ósseos e musculares e de funcionamento dos maxilares, maxila e mandíbula, alinhamento