Quando meu filho poderá escovar os dentes sozinhos

Deixar de usar as fraldinhas 🧷, ir ao banheiro sozinho, comer com as próprias mãos, tudo isso representa uma grande vitória e um passo a mais da independência dos pequenos 🧒🏻.

Porém, existem momentos que causam muitas dúvidas nos pais 🤔. Afinal, quando é a hora certa de ensinar e deixar os filhos escovarem os dentes sozinhos 🪥?

Os pais devem cuidar e incentivar a escovação desde o nascimento 👶🏻, higienizando e massageando a gengiva. Quando os primeiros dentes de leite nascem, a escovação deve ser ainda mais cuidadosa 🦷.

Porém, é somente após os 8 anos de idade 👧🏻 que as crianças podem começar a escovar seus dentes sozinhas, mas ainda com a supervisão de um adulto 👀.

👉🏻 Isso porque nessa fase as crianças ainda estão desenvolvendo a coordenação motora e podem acabar ferindo a gengiva ou não fazendo uma boa escovação.
.
Após os 10 anos, com treino e paciência, a criança já estará pronta para ser responsável pela higiene dos próprios dentes 😁✨.

O dentista tem papel fundamental nessa fase 🥼, despertando nos pequenos o gosto pela escovação, ensinando os movimentos corretos e, principalmente, verificando se a limpeza está sendo feita da melhor forma 🤗.

O que Ortopedia Funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares (OFM) é uma especialidade odontológica que soluciona desequilíbrios ósseos e musculares e de funcionamento dos maxilares, maxila e mandíbula, alinhamento